28 de Abril de 2024

Todos contra todos e pontos corridos: entenda a nova fórmula da Série C 2022

O Campeonato Brasileiro Série C de 2022 promete ter fortes emoções! Nesta sexta-feira (04), a Confederação Brasileira de Futebol confirmou que a competição irá adotar uma nova fórmula de disputa.

Turno único, todos contra todos e pontos corridos

A votação foi apertada. Anteriormente, o torneio era dividido em dois grupos regionalizados, onde somente quatro equipes se classificavam para o Quadrangular Final. No novo formato, todas as 20 equipes se enfrentarão em formato de pontos corridos.

Os oito melhores classificados irão compor um Novo Quadrangular, e os quatro últimos estarão automaticamente rebaixados para a Série D. Também foi estabelecido que 10 equipes farão 10 jogos em casa, enquanto as demais farão um jogo a menos como mandante. 

Oficial: Série C terá nova fórmula de disputa

Os quatro clubes que caíram da Série B de 2021 (Remo-PA, Vitória-BA, Confiança-SE e Brasil-RS) e as seis melhores equipes da Série C de 2021 (Manaus FC, Ypiranga-RS, Botafogo-PB, Paysandu-PA, Figueirense-SC e Volta Redonda-RJ) serão as equipes que disputarão 10 jogos em casa na competição. 

Quadrangular do Acesso

O Quadrangular Final adotará um sistema parecido com o modelo antigo. O primeiro grupo reunirá o primeiro, terceiro, sexto e oitavo colocado da primeira fase, enquanto o outro grupo reunirá o segundo, quarto, quinto e sétimo. Nesta nova fase, os jogos serão de turno e returno, os dois melhores de cada grupo estarão classificados para a Série B de 2023, e claro, os líderes de cada grupo farão a grande final, também em dois jogos.

O presidente do Gavião Real, Giovanni Silva, comentou sobre a nova fórmula de disputa, e como pode ser positiva para o Manaus FC. 

"O clube recebeu com bons olhos a notícia de que neste ano a Série C será unificada, em turno único de todos contra todos. Ainda estamos na disputa pelo Barezão, mas o Campeonato Brasileiro também é de grande importância para nós", declarou Giovanni.

Todos contra todos e pontos corridos: entenda a nova fórmula da Série C 2022

"No meu entendimento como presidente, e do nosso presidente de honra, Luis Mitoso, é muito difícil buscar recursos em grupos divididos. A partir de agora que estamos unificados, esperamos obter mais recursos financeiros, oriundos das cotas de TV e patrocínios assim também com aportes disponibilizadas pela CBF. Esperamos que o Manaus possa fazer um grande campeonato e conquistar o tão sonhado acesso", complementou Giovanni. 

Início da Série C

O Brasileirão Série C está previsto para iniciar em abril, mais precisamente, no dia 10, e com fim previsto para o dia 1⁰ de outubro. Na nova fórmula, ocorrerão 27 datas, uma a mais em relação a Série C de 2022.

Fotos: Ismael Monteiro / Manaus FC

Deixe seu comentario

Patrocinadores

Parceiros