16 de Abril de 2024

Manaus FC tem a maior torcida na capital amazonense da atualidade

Em pesquisa sobre a identificação dos torcedores de futebol divulgada na última quarta-feira pelo Institudo de Pesquisa do Norte – IPEN, o Manaus Futebol Clube segue se consolidando como o principal clube amazonense, em liderança isolada em Manaus.


Pesquisa aponta o Manaus FC com a maior torcida do Amazonas
Dados dos clubes amazonenses com mais torcedores. 

Segundo os dados levantados pelo instituto, o Esmeraldino lidera a posição de clubes locais com 20,7% dos torcedores da capital - mais que o dobro da equipe na segunda colocação. A pesquisa ainda revela que cerca de 51,80% do público ainda não tem um time local pra torcer.

O diretor de marketing Thiago Martins, que trabalha no clube desde 2019, analisa: "É muito gratificante ver esse reconhecimento de um trabalho que vem se consolidando com o passar dos anos. Essa expressividade não é por acaso, pois há preocupação de fazer um bom trabalho tanto dentro quanto fora de campo. Hoje, uma equipe de futebol não pode ser conhecida apenas pelos seus resultados, mas também por posicionamento, autenticidade, conexão e relevância. É isso que faz o torcedor vestir a camisa, traz marcas sérias e dá credibilidade ao projeto". Já sobre os 51,8% de público que ainda não tem um time local pra torcer, o diretor comentou sobre o potencial a ser aproveitado: "Ainda que metade do público entrevistado não tenha um time local, eu vejo que é oportunidade para nós, clubes amazonenses, crescermos com essa base de fãs, atrair novos torcedores para participarem dessa construção da torcida amazonense - em especial, a esmeraldina que é constante."

Outro dado relevante mostra que o torcedor esmeraldino tem um perfil jovem, com cerca de 26,4% entre 16 a 24 anos; 22,4% entre 25 a 44 anos; e por último, 12,3% com 45 anos ou mais, o que na opinião do diretor de marketing, não é uma coincidência: "É algo bem próximo do que temos nas mídias sociais, que é onde desenvolvemos o principal trabalho de comunicação do Manaus. É um público mais digital, que busca acompanhar sobre o clube através dos nossos canais e que interagem muito."


Pesquisa aponta o Manaus FC com a maior torcida do Amazonas
Dados da posição geográfica do torcedor amazonense.


Por último, a pesquisa também revela em quais zonas geográficas da cidade o Gavião Real tem a prefência do público. Nas 6 analisadas, o Manaus está em primeiro em quase todas as regiões: na zona leste, o Manaus FC está em primeiro com 16,2%; na região norte também, com 21,9%; na sul, tem 20,6%; na zona centro-oeste, lidera com 17%; já na zona oeste (que é onde está a quantidade mais expressiva de torcedores) com 30,1%; e por último, na zona centro-sul é a única onde o Manaus FC não aparece em primeiro lugar, com 14,7% (contra 16% do primeiro colocado).

O diretor finaliza que o clube pretende se estabelecer na cidade, bem além das quatro linhas: "A proporção na presença demonstra bem como a marca Manaus FC é forte e reconhecida por toda cidade. Alguns destaques tem a ver com projetos específicos que estamos fazendo em algumas regiões, e a tendência é crescer ao longo dos próximos anos com os outros trabalhos que pretendemos iniciar e fazer jus a um dos objetivos do clube: não ser apenas um time de futebol, como parte do que é ser dessa terra, dessa cultura e do norte."

Sobre a pesquisa do INPE

A pesquisa de opinião foi realizada de 11 a 18 de setembro e 2023, com 1.017 pessoas na área urbana da cidade de Manaus, respeitando os dados oficiais do IBGE e ponderações estatísticas, as quais foram contemplado a zona Urbana com os bairros da cidade em que o entrevistado reside, sexo e idade, esta foi dividida em três faixas que foram de 16 a 24 anos, 25 a 44 anos e 45 anos ou mais.

Bairros Pesquisados: Alvorada, Dom Pedro I, Planalto, Redenção, Aleixo, Flores, Nossa Senhora das Graças, Parque 10 de Novembro, Armando Mendes, Coroado, Gilberto Mestrinho, Jorge Teixeira, Mauazinho, São José Operário, Tancredo Neves, Zumbi dos Palmares, Cidade de Deus, Cidade Nova, Colônia Terra Nova, Monte das Oliveiras, Nova Cidade, Novo Aleixo, Santa Etelvina, Lírio do Vale, Nova Esperança, Santo Agostinho, Santo Antônio, São Jorge, São Raimundo, Tarumã, Cachoeirinha, Centro, Crespo, Educandos, Japiim, Petropólis e São Francisco.


Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

Foto de capa: Janailton Falcão/Manaus FC

 

Deixe seu comentario

Patrocinadores

Parceiros