23 de Maio de 2024

Manaus FC anuncia formação de time feminino para temporada de 2024

O torcedor esmeraldino vai ter mais um time do Gavião Real para torcer. Em coletiva realizada nesta quarta-feira (1º), o presidente de honra do Manaus Futebol Clube, Luís Mitoso, anunciou que o clube passará a ter um time feminino na temporada de 2024. No evento, a diretoria esmeraldina apresentou a nova vice-presidente de futebol feminino do clube, Iara Catunda, e o novo diretor do futebol feminino, Nathanael Bastos.

Para o presidente de honra do Gavião Real, Luís Mitoso, o fato de Manaus ser uma das candidatas a ser cidade-sede da Copa do Mundo Feminino de 2027 reforçou a iniciativa do clube. “A Federação (Amazonense de Futebol) tem feito o projeto de destinar verbas para o futebol feminino, e o clube que não estiver participando, não vai receber. Conversando com a diretoria, optamos em fazer parte do Campeonato Amazonense Feminino do próximo ano. Teremos duas pessoas que já militam no futebol feminino à frente do projeto”, disse o presidente.

Manaus FC anuncia formação de time feminino para temporada de 2024
Presidente de honra Luís Mitoso anuncia o projeto do futebol feminino. Foto: Ismael Monteiro/Manaus

Para Iara Catunda, estar à frente do projeto do futebol feminino do Manaus é um prazer. “Nós já gostávamos do Manaus, então quando surgiu a possibilidade nós nem pensamos duas vezes. Já trabalhamos com o mínimo e tivemos resultados expressivos. A torcida quer vitória, e eu também quero. E a partir disso que vamos trabalhar, buscando, se Deus quiser, um acesso, um calendário anual. Estou entusiasmada para trabalhar em um clube grande", definiu Iara. 

No futebol de campo, Iara possui passagem por Rio Negro e Fast Clube; já no futsal, passou por Estrela do Norte, Amazonas. Entre os títulos, já foi campeã cinco vezes do Estadual na categoria Adulto, sendo um tricampeonato seguindo nos anos de 2020, 2021 e 2022, além de uma Taça Brasil de Clubes em 2023, Copa TV Amazonas e Estaduais na categoria Sub-17 e Sub-20. Nathanael também passou pelo Nacional no futebol de campo e esteve com Iara em grande parte das conquistas como diretor técnico.

Manaus FC anuncia formação de time feminino para temporada de 2024
Nathanel Bastos, diretor de futebol feminino, e Iara Catunda, VP de futebol feminino do Manaus. Foto: Ismael Monteiro/Manaus

HISTÓRIA DO MANAUS FC NO FUTEBOL FEMININO

O Manaus FC volta a ter um time feminino após sete anos. Em 2016, o Gavião Real disputou o Campeonato Amazonense Feminino pela primeira vez, conseguindo o vice-campeonato após uma primeira fase invicta, com três vitórias e um empate em quatro jogos - além do segundo melhor ataque com 22 gols nas partidas. Na final, o time foi derrotado pelo Iranduba, que representava o futebol amazonense na elite do Brasileiro naquele momento.

Em 2024, todos os clubes que disputarem o Campeonato Amazonense Masculino da Série A 2024 serão obrigadas a disputarem o Campeonato Amazonense Feminino do mesmo ano. Caso alguma equipe desista de disputar o Estadual Feminino, ela deixará de receber 20% das verbas de patrocínios e convênios de qualquer natureza, esclareceu a Federação Amazonense de Futebol (FAF) na reunião de Conselho Técnico do Campeonato Amazonense Série A 2024, realizada no mês de outubro.

 

Foto de capa: Emanuel Mendes/Manaus FC

Deixe seu comentario

Patrocinadores

Parceiros