16 de Abril de 2024

Manaus FA é campeão da Conferência Norte do Brasileiro de Futebol Americano 2023

O trabalho esmeraldino no esporte vem transformando o cenário local e ditando tendências, seja no futebol tradicional, no e-sports, no atletistmo e também no futebol americano, como vem provando o Manaus Futebol Americano em seus apenas 8 anos de existência e com mais uma conquista: o título da Conferência Norte do Brasileiro de Futebol Americano (BFA) 2023.

No último domingo, a equipe esmeraldina viajou mais de 1.744km para fazer uma grande final contra o São Luís Sharks, vencendo por por 42 a 8 e conquistando a tão cobiçada taça da região norte. A partida teve um início equilibradíssimo - tanto que a equipe esmeraldina abriu o placar apenas no segundo tempo com três touchdowns. A equipe maranhense conseguiu diminuir a diferença e o placar chegou a ficar 28 a 8, só que no último tempo o Manaus FA ampliou a vantagem, sacramentando a vitória e a conquista do título.


Manaus FA é campeão da Conferência Norte do Brasileiro de Futebol Americano 2024
Foto da vitória do Manaus FA sobre o São Luís Sharks do Maranhão por 42 a 8. Foto: Dilvugação


Diretor e fundador do projeto, Renner Silva comenta do impacto para equipe e para o cenário amazonense "Esse título nos traz de volta o reconhecimento de ser o principal projeto de futebol americano do norte do país. É um título importante, e nos leva pela primeira vez para a participação de um mata-mata nacional, enfrentando agora times com projetos fortíssimos do Brasil. Estar entre os 8 melhores times do país é importante para chamar mais atenção para a modalidade e quem sabe mais poio para continuar nossa caminhada."

Em 2022, o Manaus teve um bom início no BFA, vencendo de maneira expressiva equipes tradicionais como Remo Lions, Vingadores FA, Porto Velho Miners e inclusive a equipe que enfrentou nessa final de 2023, mas acabou derrotado por um ponto contra o Lobo Vingador do Pará na BFA. Renner explica o que mudou de um ano para o outro e da importância de ver essa derrota como um fator positivo "Não consideramos uma derrota em 2022 e sim um aprendizado. Com isso, mudamos 60% da equipe e a comissão técnica que é a mesma do ano passado foi muito mais exigente e cobrou mais treinos na semana e muito mais dedicação dos atletas remanescentes e novatos. Isso surtiu um efeito imadiato que resultou na grande diferença técnica apresentada em campo contra as equipes do norte do país."


Manaus FA é campeão da Conferência Norte do Brasileiro de Futebol Americano 2024
Renner Silva, fundador e diretor do projeto Manaus Futebol Americano. Foto: Divulgação

Vale mencionar que esse é o terceiro título do Manaus FA na competição regional, vencendo nos anos de 2017, 2019 e agora 2023. Pra Renner, as três conquistas tiveram experiências diferentes em suas jornadas "As três conquistas são bem distintas pois eram realidade também distintas. Em 2017 dizemos uma competição se recursos e com 100% de atletas locais, mas com pessoas que queriam o mesmo objetivo. A diferença técnica e era perceptível, mas jogamos e ganhamos por termos mais sede de vitória e isso aconteceu. Foi algo muito marcante na nossa história. Em 2019 foi uma competição ainda regada pela desconfiança e enfrentaríamos na época a melhor equipe do norte, o vingadores e vinha de uma série de vitórias surpreendente. Esse jogo contamos com super atuações de Fernando Brandão e Talyson Katole que carregaram o time até o último mínimo, numa virada eletrizante. Nosso presente Luís Mitoso estava presente e vibrou muito. Já em 2023 foi o título do conjunto. Este time treinou muito, tem ótimos jogadores, mas o conjunto todo foi o grande diferencial, pois é um time composto por unidades que realmente fazem seu papel e trouxe uma diferença técnica absurda dentre as equipes da região." relembra Renner.

Por fim, Renner reforça a importância do projeto como um agente social que tem fomentado e capacitado a região no esporte "Criamos o projeto a 8 anos e nossa intenção sempre foi transformar esse esporte em uma dos preferidos dos amazonenses. Apesar de ainda ser amador, todo sem processo de recrutamento, seleção, contratação de profissionais da comissão técnica, fisioterapeutas etc, são muito profissionais. O Manaus FA não surgiu apenas para ser um time, mas um braço esportivo transformador no Estado do Amazonas, e por isso temos apoios de grandes empresas que nos apoiam por confirmar no trabalho profissional que temos, e, também fomos os primeiros a ter projetos aprovados na lei de incentivo ao esporte federal, que nos ajuda a arrecadar recursos recursos via renúncia fiscal federal, que nos ajuda nas despesas do projeto e no nosso projeto social para jovens chamado Criando Sonhos, onde ensinamos futebol americano para jovens amazonenses dando a eles uma oportunidade de além de entrar no esporte, mudar sua vida através dele."

Agora, o Manaus Futebol Americano recebe o Sorriso Hornets. Se vencer, conquista a oportunidade histórica de jogar nas semifinais da Liga BFA, competição nacional do esporte.

Manaus FA é campeão da Conferência Norte do Brasileiro de Futebol Americano 2024

Caso tenha interesse em parcerias, patrocínios e outras finalidades, pode entrar em contato com o Renner Silva pelo telefone (92) 98260-9191 ou pelo e-mail manausfa@manausfc.com.br
  

Deixe seu comentario

Patrocinadores

Parceiros