16 de Abril de 2024

Amazonense 2024: Conheça as novidades do primeiro desafio do Manaus FC no próximo ano

A diretoria esmeraldina conheceu nesta segunda-feira (16) os primeiros detalhes do Campeonato Amazonense 2024 - também conhecido como Barezão - previsto para começar entre os dias 18 a 21 de janeiro. O Pentacampeão estadual terá pela frente 10 concorrentes pelo sexto título.

Além do Manaus FC, o torneio contará com a participação dos recém promovidos da Série B -  o Alvorada e o São Raimundo -  que se juntam ao Amazonas FC, Manauara, Nacional, Princesa, Parintins, Rio Negro e Operário.


Formato da disputa

O Campeonato Amazonense segue sendo em dois turnos de pontos corridos, só que divididas em dois grupos e se enfrentando da seguinte forma:



Amazonense 2024: Conheças as novidades do primeiro desafio do Manaus FC no próximo ano
Divisão dos grupos feita pela FAF. Fonte: documento oficial

1º Turno
As 10 equipes serão divididas em dois grupos, onde os clubes da CHAVE A enfrentão apenas equipes da CHAVE B. As quatro equipes de cada chave com as melhores pontuações irão realizar as quartas, semifinais e finais, em partidas de ida e volta, definindo assim o campeão do turno.

2º Turno
As 10 equipes serão divididas em dois grupos, onde os clubes da CHAVE A apenas enfrentarão as equipes da própria chave. As quatro equipes de cada chave com as melhores pontuações irão realizar as quartas, semifinais e as finais, em partidas de ida e volta, definindo assim o campeão do turno.

FINAL
Será o campeão do 1º turno contra o do 2º turno.

REBAIXAMENTO
Serão 3 equipes rebaixadas, já que a intenção é que 2025 tenhamos apenas 8 equipes disputando a elite do campeonato amazonense.

Representando a diretoria esmeraldina na reunião sobre a edição de 2024, o presidente Giovanni Silva falou sobre sua primeira leitura do formato ”Particularmente achei que era o momento de dar um novo formato ao campeonato estadual. A princípio estranhei um pouco a divisão em dois grupos, mas depois passei a entender que é uma melhor maneira da gente fazer o competição, até como atrativo ao torcedor. A proposta que veio da federação para os clubes vai ser benéfica!” pontuou.

Futebol Feminino

Uma das novidades do Campeonato Amazonense 2024 é o incentivo para que os clubes na elite criem equipes femininas para a disputa do estadual.

A proposta veio da Federação Amazonense Futebol, e caso a equipe opte de não montar uma equipe feminina, o clube deixará de ganhar 20% do valor que integra repasses de patrocínios e convênios da mesma.



Amazonense 2024: Conheças as novidades do primeiro desafio do Manaus FC no próximo ano
Equipe feminina do Manaus FC em sua estreia estadual em 2016. Foto: Emanuel Sports / Manaus FC

Segundo o presidente o presidente Giovanni, ações como essa são importantes para o fomento esportivo, mas com as condições certas “O futebol feminino merece espaço e incentivo. Mas o futebol hoje tem muito gasto, muita despesa. Se realmente tivermos apoio do governo e a Federação (Amazonense) tiver uma proposta que possa trazer recursos para que a gente não possa apenas criar como manter essa equipe feminina, será ótimo. Porque se não, será um desafio financeiro mais difícil ainda junto com o masculino.”

Vale lembrar que o Manaus FC já teve uma equipe feminina em 2016 que de maneira invicta chegou até as finais, mas foi derrotada pelo Iranduba.

Sorteio de um carro 0km


Em mais uma proposta da Federação Amazonense de Futebol, na intenção de estimular a ida de público ao estádio, os torcedores que forem aos jogos estarão automaticamente concorrendo ao sorteio de um carro 0km.

Como contrapartida, a FAF fica responsável pela operação de todas as partidas em fases de grupos, trabalhando com ingressos nos valores de R$30 (inteira) e R$15 (meia) como padrão.


O presidente Giovanni sinalizou que ainda não é uma decisão final, o que ainda deve ser definido em eventuais reuniões entre os clubes e Federação “Ainda estamos por discutir e esclarecer alguns pontos. Isso ainda será um assunto abordado na segunda reunião do conselho (técnico). Na próxima reunião será focada nesse assunto.”, finalizou.

Em breve a FAF deve divulgar a tabela final com as datas, horários e locais dos confrontos.

O Manaus FC segue fazendo seu planejamento para o novo, por isso aguardem por novidades em breve.

Foto de capa: Ismael Monteiro / Manaus FC

Deixe seu comentario

Patrocinadores

Parceiros