26 de Outubro de 2020

Manaus Futebol Clube investe em tecnologia de ponta para prevenir lesões

O MANAUSFC dispõe de mais uma ferramenta importante para a prevenção de lesões em seus atletas. A partir de agora, de forma periódica, os jogadores do esmeraldino serão submetidos ao moderno exame de termografia, que tem a função de mapear indicativos de lesões musculares. A realização dos exames só é possível graças à parceria firmada com a empresa X Performance Consultoria Esportiva- avaliação, capacitação e treinamento, que agora vai acompanhar o elenco do Gavião do Norte, no Campeonato Brasileiro da Série C.

“O exame de termografia avalia a questão da mudança de temperatura da pele em regiões de interesse (por exemplo, coxa), e quando o jogador tem alguma área com maior estresse que pode ser algum indicador de lesão, o exame serve como indicador. O equipamento mostra alteração de temperatura mesmo com o corpo em estado de repouso. E isso aí já pode ser um indício de que pode acionar o departamento tanto de preparação física quanto de fisioterapia para controlar um pouco mais o estresse e a carga de treino para o atleta. É um trabalho totalmente preventivo”, explica o consultor técnico-científico Ewertton Bezerra, 44, que é doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sobre o funcionamento do exame.

Manaus Futebol Clube investe em tecnologia de ponta para prevenir lesões

As imagens são captadas pela câmera com um dispositivo chamado Flir One. A foto mede a escala de temperatura. As partes mais claras demonstram uma maior concentração de calor. “Neste caso é um indicador de que aquela área está tendo um estresse na musculatura. E aí é uma questão de começar a observar com mais calma. Lembrando que o exame não afirma que o atleta está lesionado, mas é um indicador interessante”, ressalta Ewertton.

Segundo ele, o equipamento teve seu primeiro uso na indústria, para fazer a segurança de maquinários. “Era preciso saber onde estava sendo gerado estresse na máquina e para isso era utilizada uma câmera térmica, justamente para poder ver onde não possível. Depois houve a adaptação do uso desse tipo de tecnologia para o esporte de alta performance”, informa Ewertton, que também atende atletas de outras modalidades esportivas como judô, jiu-jitsu e vôlei.

Avaliação

Manaus Futebol Clube investe em tecnologia de ponta para prevenir lesões

O técnico do Gavião do Norte, Luizinho Lopes comenta sobre a importância dessa tecnologia.  “É de fundamental importância. A tecnologia vem para auxiliar todo esse processo do futebol. Neste caso, a termografia é para a gente estar analisando em que nível esses atletas se apresentam depois dos jogos. Em um jogo, o esforço é grande, o que acaba ocasionando umas microlesões. Por vezes, essas microlesões se alastram e fica próximo de acontecer uma lesão, e a termografia nos orienta para o controle de carga e treinamento. Então é de fundamental importância. Ao passo que o clube vem crescendo, subindo de divisão, vem se estruturando e isso é muito bom para nós profissionais programarmos nossas atividades e diminuir os riscos de lesões”, pontua o treinador. 

A opinião é compartilhada pelo zagueiro Patrick Borges. “É um exame muito válido pois informa a comissão técnica para poder poupar, então esse controle vai dar um ganho enorme para todos estarem 100%”, opina o jogador.

Estrutura

Para o presidente do MANAUSFC, Luis Mitoso, o mais importante é o clube avançar o máximo possível não apenas dentro de campo, mas no que diz respeito a toda estrutura possível para a preparação dos atletas. “Futebol não se ganha apenas dentro das quatro linhas. Se ganha fora também com preparação, com estrutura, com tecnologia. E a termografia vem para poder auxiliar ainda mais o trabalho da comissão técnica do esmeraldino. Agradecemos a essa parceria com a empresa X Performance. É uma parceria que vem em ótima hora”, celebra o dirigente esmeraldino.

Fotos: Ismael Monteiro/MFC

Deixe seu comentario

Patrocinadores