23 de Abril de 2024

Em dia da Consciência Negra, atletas do Manaus FC expressam mensagem de reflexão sobre a luta contra o racismo

O dia 20 de novembro marca a data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data reúne diversas formas de combate ao racismo, além de reacender o debate sobre a escravidão no Brasil.

Não somente no futebol, mas na sociedade como um todo, a população negra ao longo dos anos superou diversas barreiras marcadas pelo preconceito. Nesta data de conscientização, o lateral-direito Edvan e o goleiro Pedro se expressaram através das redes sociais do Manaus FC, relembrando um pouco de sua história de luta contra o preconceito e deixando uma mensagem de motivação. 

O goleiro Pedro, citou o pensamento de Augusto Cury para começar sua fala. O atleta destacou que apesar das dificuldades, é necessário sempre caminhar para frente.

Em dia da Consciência Negra, atletas do Manaus FC expressam mensagem de reflexão sobre a luta contra o racismo

"Nós negros temos certas dificuldades, até mesmo em quesito de trabalho, de vivência, até mesmo de dialeto. É até um pouco doloroso, pois é uma forma que as pessoas mexem com a gente, que pode até ser pra eles que nao agride, mas pra nós, sabemos que é doloroso conviver com isso. Penso que é importante sempre caminhar em frente, não desistir, pois dias melhores virão", declarou. 

Já Edvan, fez questão de frisar que não é necessário ser negro para combater o racismo, onde o respeito pode fazer a diferença. 

Em dia da Consciência Negra, atletas do Manaus FC expressam mensagem de reflexão sobre a luta contra o racismo

"Você não precisa ser negro para sentir a dor do próximo. Que a gente possa ter isso em mente, que o negro também tem que ter espaço. A gente não vê muitos médicos negros, juízes negros, etc, e como dizia Martin Luther King, eu tenho um sonho, onde todos possamos conviver sem diferenças", comentou. 

Como mensagem final, o Manaus Futebol Clube segue acreditando que além da batalha travada contra o preconceito racial, é importante pensarmos sobre a nossa contribuição para essa luta. Independente da cor, o respeito é só um, e o seu faz a diferença.

Fotos: Ismael Monteiro / Manaus FC 

Fonte: Lucas Araújo / Thiago Martins / ASCOM Manaus FC

Deixe seu comentario

Patrocinadores

Parceiros